Uma equipa da Universidade Agrícola de Huazhong, na China, resumiu os resultados de uma experiência de vários anos sobre a utilização de comunidades microbianas sintéticas na agricultura. São também conhecidas como SynComs e foram concebidas para desempenhar uma vasta gama de funções – controlo de ervas daninhas, aumento do rendimento das culturas, reforço das defesas das plantas.
Os SynComs são criados em laboratório a partir de versões modificadas de bactérias que vivem nas culturas. Os cientistas fazem combinações entre elas para resolver tarefas específicas – como resultado, é possível formar um microbioma com propriedades específicas, que deverá substituir os perigosos herbicidas.
Na prática, os cientistas chineses descobriram que os herbicidas e os SynComs podem complementar-se na perfeição. Experimentalmente, verificou-se que o melhor resultado era uma dosagem de 50% e 75% de herbicidas. Esta ajuda a reduzir as perdas de rendimento em 22% e cria uma defesa sustentável contra os insectos.